domingo, 4 de maio de 2014

Copa e patriotismo

Lindos e Lindaaas!

Eis aqui a levianamente esperada postagem oficial do dia.

Pensei muito ( não, não pensei) sobre o que precisava ser escrito sem mais delongas no ilustríssimo blog em questão.

E vou começar logo sobre um assunto do qual eu não sei nada, mas que muitos tem como falar sobre:

COPA DO MUNDO 2014 E PATRIOTISMO GALEREEEE

Todo mundo já fala, já falou, e provavelmente vai continuar falando: Essa Copa é desnecessária. Não desnecessárias para o mundo, desnecessária para a vida, para a história para qualquer que seja. Desnecessária para o Brasil. Há quatro anos atrás eu me lembro (mal me lembro, mas sei que teve algo parecido com isso) uma certa presidente( ISSO, PRESIDENTE, e não me façam ir no assunto de língua portuguesa que vão virar duas postagens no dia) falando sobre as qualidades do Brasil e o fato de ser óbvio que a próxima copa e olimpíadas dever ser realizada aqui. Meu povo lindo, antes de tudo não quero apoiar PT, não quero acusar PT, não vou me posicionar sobre partidos porque esse assunto é irrelevante, tanto como não está no título. Faltam menos de 2 meses para a Copa, a tão aclamada Copa do Mundo. E olhem o estado das coisas. Onde eu moro as reformas estão sendo feitas as pressas, e que deus nos acuda, bem feitas. Porque tantas obras não começaram antes? Porque não somos patriotas.
Culpe o governo, culpe as construtoras, culpe Deus, mas a culpa é nossa. Quantas pessoas acha que tem nesse país? Uma? Duas? 3000? 50000? Pois é eu não sei, mas devem ser milhares. E por mais rebeldes, desgovernadas, desfocadas e desinteressadas que possam ser, essas pessoas se identificam como brasileiros. Ou vai dizer que tu é alemão porque nasceu em Blumenau? Não gente, não. Todo mundo é Brasil. Todo mundo nascido aqui e quem se identifica com o país é Brasil. Porque são as pessoas que fazem o Brasil. A cultura só existe por causa das pessoas, as belezas naturais existem por causa das pessoas (eu sei, eu sei, "mas as belezas naturais foram feitas por Deus, natureza, Gaya, Zeus", mas quem decidiu não destruir todas foi a gente. E isso merece um bônus), o dinheiro, a energia, a água, a saúde, a localização geográfica. São pessoas. Pessoas que morreram, pessoas que sobreviveram, pessoas que morreram mas sua história ficou gravada. E isso me fez perceber uma coisa, nós não somos pessoas. Não somos nem macacos, nem viados, e ainda que leigo seja uma ofensa em ambientes acadêmicos, não somos nem isso. Somos piores do que leigos. Somos, segundo um filme que eu não lembro qual, mas acho que tinha a Julia Roberts nele, o mofo que se alimenta das fezes de um outro mofo. Nos dizemos brasileiros mas não somos o Brasil. Isso porque aos olhos de um inglês recém expulso da capital estamos dormindo sob uma mina de ouro puro, mas deixamos isso de lado porque "é a copa". Eu não sou melhor que ninguém, nem por estar postando isso, nem por pensar sobre. Eu não fiz nada nos últimos quatro anos que cobrasse de quem manda no país pra agilizar as obras. Eu não cobro diariamente pra onde vai todo o dinheiro do meu imposto. Isso não envergonha você não? A culpa é nossa. A farsa que essa copa é, é tudo culpa nossa.

Essa copa tem de tudo menos Brasil.

Ass,
Neko

Nenhum comentário:

Postar um comentário